Ayrton Senna nos Games



                                                                                                            Leia ouvindo o Tema da Vitória


Participação do tricampeão nos jogos virtuais


Lógico que o nosso eterno tricampeão mundial de F1 não podia ficar de fora dessa. A SEGA foi a principal responsável para o grande sucesso, juntado com o auge do piloto.
Inspiração de muitos, e nos games queriam ser como ele, ou até mesmo ser melhor que ele.




1ª Aparição: Super Monaco GP - SEGA Mega Drive - 1990
G. Ceara -  Inspirado em Ayrton. Super Monaco GP - Mega Drive


Sua primeira aparição nos games não foi como um personagem jogável, mas sim como um desafiante ou rival (um boss melhor dizendo). 
Na época, no fim da década de 80 para o começo da de 90, era comum os jogos de esportes não terem seus nomes reais, devido a problemas de licença. Então no Super Monaco GP, desenvolvido pela SEGA, Ayrton Senna então era G. Ceara, o rival mais difícil do jogo.


Michael Andretti's World Grand Prix - Nintendo - 1990
Ayrton Zenna - Michael Andretti's World Grand Prix - Nintendo - 1990

Ainda não licenciado, percebe-se claramente que era o grande piloto a ser batido. Continuava a ser visto como desafiante e não como piloto jogável (ainda que o jogo referia a Michael Andretti)


F1 Grand Prix - Super Nintendo - 1991


Nesse game o jogador tem a opção de escolher um, de todos os pilotos, da temporada. Com certeza a partir desse game, Senna passa a ser como um piloto "selecionável" e "jogável". A jogabildade não era umas das boas, apesar de ter visualização aérea.


F1 Circus - Nintendo - 1992


Esse jogo tem dois modos: Campeonato Mundial e Construtores. Senna (A. S) (e os outros pilotos)  torna-se "jogável" apenas no modo construtores, que tem G. B (Gerard Berger) como seu companheiro de equipe. Você monitora a corrida sem controlar os carros e apenas para fazer ajustes no carro que escolheu nos treinos e na corrida. 


No modo Constructors você pode apenas fazer alterações no carro

G.B (Gerard Berger) e A.S (Ayrton Senna) na pista

Super F1 Circus Super Nintendo -1992




É uma remasterização do F1 Circus da Nintendo, em que aí os pilotos são selecionáveis para jogar no mundial.
Os gráficos tornam-se bem chamativos, mas a jogabilidade não torna tão considerável por ter uma visão aérea.


Super F1 Circus Limited - 1992
Super F1 Circus Limited - 1992 Gameplay


Ayrton Senna's Super Monaco GP II - Mega Drive, Master System e Game Gear - 1992
Capa do jogo no Mega Drive. Fonte: Sega Brasil

A SEGA fechou o contrato de licenciamento com o piloto, fazendo assim uma exclusividade e dando continuidade ao Super Monaco GP. Além de Ayrton continuar sendo o rival mais difícil, em Free Practice ele também dava dicas de pilotagem em cada pista. 
A parceria entre a SEGA e Senna tornou interessante por conta do grande sucesso de vendas dos consoles da empresa no Brasil.


Tela de inicio da versão do Mega Drive
Gameplay no Mega Drive. Fonte: Oldgamesftw


Para a época, os gráficos eram bem chamativos e a jogabilidade muito boa, apesar de adquirir mais experiencia a cada jogada. Outra coisa interessante era as contratações para outras equipes dependendo do seu desempenho na temporada. As dificuldades eram bem desafiadoras.



Intro do Jogo



Comercial Japonês do Ayrton Senna's Super Monaco GP II



Tela de inicio na versão do Master System. Fonte: Sega Addicts

Já a versão do Master System não tinha a opção de mudar de equipe e de rival. Também para a época, até não apresentava gráficos ruins e a jogabilidade também não era ruim, assim aperfeiçoando a cada jogada. Mas não pense que Senna não era um rival fácil, é preciso bastante tempo para treinos para derrotá-lo em uma temporada.


Versão do Master System
Versão do Game Gear



Grand Prix - PC - 1992


Como na época, os direitos de licença dos pilotos eram mais para a Nintendo ou SEGA e do Ayrton mais pela SEGA, o simulador Grand Prix para o PC não poderiam colocar os nomes reais dos pilotos e nem das equipes. Mas claramente não se deixa enganar pela cor do capacete de Carlos Sanchez.

Grand Prix Gameplay



Human Grand Prix - Super Nintendo - 1992


Produzida pela empresa japonesa Human Entertainment, o game simula a temporada de 1992. E como os japoneses tinham um grande apreço pelo piloto, que por eles era comparado a um Samuray, Senna era o primeiro da lista a ter a opção de escolha.

Gameplay Human Grand Prix

Mas na versão americana (F1 Pole Position - 1993) por questões de licença, Senna foi substituído por M. Andretti.

F1 Pole Position (1993), M. Andretti assume o lugar de Senna,
mas o capacete permanece do piloto brasileiro.

Human Grand Prix II - Super Nintendo - 1993


Senna só era presente no modo de edição e criação de um piloto, assim escolhendo sua face. Na versão americana (F1 Pole Position 2) também era dessa mesma forma. Isso com certeza por, também, questões de licença. 



Super F1 Circus 2 - Super Nintendo - 1993


Senna é apresentado com as inicias do seu nome completo (Ayrton Senna da Silva). M. Andretti como companheiro de equipe, o game teve uma inovação referente ao título anterior, deixando a visão aérea e uma mudança na jogabilidade que melhorou bastante.

Super F1 Circus 2 com mudanças na visão do jogo e na jogabilidade


F1 Sensation - Nintendo - 1993



A Konami conseguiu colocar os nomes reais dos pilotos, adquirindo suas licenças. no Rank A (os melhores) Senna estava entre eles, sendo mais uma vez como "rival".


F1 Grand Prix Part II - Super Nintendo - 1993


Como na versão anterior, G. Berger permanecia sendo seu companheiro de equipe. Na questão de jogabilidade não mudou muita coisa, deixando ainda muito a desejar. Era preciso muito treino para se acostumar. Também havia a opção de fazer modificações no carro, assim como na versão anterior também.

Senna no treino livre - F1 Grand Prix Part II

F1 Grand Prix Part III - Super Nintendo - 1994


Nessa versão, colocaram o rosto de Senna como edição ou criação de um piloto, em que você escolhia uma das oito faces, dava um nome e contratava em uma equipe. Semelhante ao Human Grand Prix II.

Senna "editado" no lugar de G. Berger e ao lado de M. Hakkinen


Nigel Mansell F-1 Challenge -  Amiga, Atari ST, Game Boy (1992) - Nintendo, Super Nintendo, Amiga 32, Sega Genesis/Mega Drive, ZX Spectrum (1993) - PC (1995)



Como Nigel Mansell foi um dos grandes rivais de Senna na época, a Nintendo resolveu desenvolver um game para competir com a SEGA, que tinha os direitos reservados do piloto. Então a Nintendo resolveu fazer praticamente o mesmo.

Essa versão do game foi desenvolvido pelos japoneses, que tinham um grande carinho pelo piloto e não poderia deixar de fora, sendo o competidor mais difícil do jogo. Mas na versão americana (Nigel Mansell's World Championship Racing) Berger substituiu Senna por motivos de licença.

 clique na imagem para ampliar
Senna foi substituído por Berger na versão americana por problemas de licença


Ayrton Senna Racing (Nigel Mansell's World Championship Racing Hack) - Super Nintendo

Capa recriada (não original). Fonte: Aka Games

Essa é uma versão hackeada (editada, não oficial) por fãs, provavelmente, brasileiros (gostaria de citar os hackers mas não encontrei informações), que por sinal ficou muito bom. 
Uma emoção a mais, sendo o game do Ayrton a ser como piloto "jogável" (mesmo sendo um hack).


A abertura ficou genial, falando sobre um pouco da carreira do piloto.



Todos os sprites relacionados ao Nigel Mansell foram trocados pelo o do Ayrton: Imagem, carro, alguns pilotos, etc.



Detalhes das luvas, que eram azuis da Williams de Mansell, passam a ser vermelhas, cor da McLaren na época, a tradução para o português e também os conselhos do Ayrton de pilotagem para aperfeiçoar o manejo. Um game hack que ficou melhor que o original, na minha opinião.

Mas o chato é que não encontra em lugar nenhum da internet a ROM do hack original do cartucho. O que se encontra são "save states" do Nigel Mansell's World Championship Racing modificados, algo que cai muito a qualidade referente ao hack do SNES.

Ayrton Senna Personal Talk: Message for the future - Sega Saturn - 1995


Lançado apenas no Japão, trata-se de uma série de entrevistas seguida de várias imagens do piloto.


É mais uma prova de carinho que os japoneses tinham com Ayrton. Até mais do que nós brasileiros.




Ayrton Senna Kart Duel - PlayStation - 1996
Ayrton Senna Kart Duel 2 PlayStation - 1997
Ayrton Senna Kart Duel Special -PlayStation - 1999

Ayrton Senna Kart Duel - PS1


Ayrton Senna Kart Duel 2 - PS1


Ayrton Senna Kart Duel Special - Lançado exclusivamente no Japão

Nessa franquia, Senna volta a ser desafiante e não jogável. A jogabilidade é muito boa, não exigindo muito treino.

No Japão, os jogos foram publicados pela Gaps, que foram lançados exclusivamente para o PlayStation sob a licença da Fundação Ayrton Senna, e assessoria técnica por Yamaha e Dunlop. Foi publicado no mercado europeu pela Sunsoft. Fonte: Wikipedia

Duelo com o Ayrton, no Kart Duel 2 - PS1




Senninha GP - Arcade - 2009

fonte: http://meiobit.com/

Desenvolvido pela DiverBras, Senninha GP é um jogo de corrida com até 4 competidores ao mesmo tempo. Baseado no piloto e nos quadrinhos, Senninha tem um game oficial.


Gran Turismo 6 - PlayStation 3 - 2013



Uma homenagem, que se pode dizer histórica no mundo dos games. E só sendo mesmo um japonês (pois pelo que parece os japoneses são mais fãs do nós brasileiros) para entrar em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Kazunori Yamauchi, além de piloto profissional, com certeza é um super fã do Ayrton e não poderia ficar de fora dessa grande homenagem que completaria os 20 anos de saudade do nosso eterno campeão.



Ao adquirir créditos no jogo, você pode comprar acessórios de piloto, como capacete e macacão. E lá tem o macacão vermelha do Ayrton da era McLaren e o capacete amarelo do tricampeão. Além da linda Lotus preta e dourada, mas nada confirmado sobre o carro da McLaren. Veja os videos abaixo:



Abertura do jogo



Senna no Kart - GT 6




comments powered by Disqus
Obtenha criptomoedas GRÁTIS na CryptoGrana

Destaque

Open Joystick Display - Programa que mostra os botões que estão sendo apertados nas gameplays (Download)

  Programa simples que não precisa de instalação para mostrar os botões que estão sendo apertados e fazer uma personalização em suas gameplays.

Top 5 da semana