Leia ouvindo o Tema da Vitória
Participação do tricampeão nos jogos virtuais
Lógico que o nosso eterno tricampeão mundial de F1 não podia ficar de fora dessa. A SEGA foi a principal responsável para o grande sucesso, juntado com o auge do piloto.
Inspiração de muitos, e nos games queriam ser como ele, ou até mesmo ser melhor que ele.
Inspiração de muitos, e nos games queriam ser como ele, ou até mesmo ser melhor que ele.
1ª Aparição: Super Monaco GP - SEGA Mega Drive - 1990
G. Ceara - Inspirado em Ayrton. Super Monaco GP - Mega Drive |
Sua primeira aparição nos games não foi como um personagem jogável, mas sim como um desafiante ou rival (um boss melhor dizendo).
Na época, no fim da década de 80 para o começo da de 90, era comum os jogos de esportes não terem seus nomes reais, devido a problemas de licença. Então no Super Monaco GP, desenvolvido pela SEGA, Ayrton Senna então era G. Ceara, o rival mais difícil do jogo.
Michael Andretti's World Grand Prix - Nintendo - 1990
Ayrton Zenna - Michael Andretti's World Grand Prix - Nintendo - 1990 |
Ainda não licenciado, percebe-se claramente que era o grande piloto a ser batido. Continuava a ser visto como desafiante e não como piloto jogável (ainda que o jogo referia a Michael Andretti)
F1 Grand Prix - Super Nintendo - 1991
Nesse game o jogador tem a opção de escolher um, de todos os pilotos, da temporada. Com certeza a partir desse game, Senna passa a ser como um piloto "selecionável" e "jogável". A jogabildade não era umas das boas, apesar de ter visualização aérea.
F1 Circus - Nintendo - 1992
Esse jogo tem dois modos: Campeonato Mundial e Construtores. Senna (A. S) (e os outros pilotos) torna-se "jogável" apenas no modo construtores, que tem G. B (Gerard Berger) como seu companheiro de equipe. Você monitora a corrida sem controlar os carros e apenas para fazer ajustes no carro que escolheu nos treinos e na corrida.
No modo Constructors você pode apenas fazer alterações no carro |
G.B (Gerard Berger) e A.S (Ayrton Senna) na pista |
Super F1 Circus - Super Nintendo -1992
É uma remasterização do F1 Circus da Nintendo, em que aí os pilotos são selecionáveis para jogar no mundial.
Os gráficos tornam-se bem chamativos, mas a jogabilidade não torna tão considerável por ter uma visão aérea.
Super F1 Circus Limited - 1992 |
Super F1 Circus Limited - 1992 Gameplay |
Ayrton Senna's Super Monaco GP II - Mega Drive, Master System e Game Gear - 1992
Capa do jogo no Mega Drive. Fonte: Sega Brasil |
A SEGA fechou o contrato de licenciamento com o piloto, fazendo assim uma exclusividade e dando continuidade ao Super Monaco GP. Além de Ayrton continuar sendo o rival mais difícil, em Free Practice ele também dava dicas de pilotagem em cada pista.
A parceria entre a SEGA e Senna tornou interessante por conta do grande sucesso de vendas dos consoles da empresa no Brasil.
Tela de inicio da versão do Mega Drive |
Gameplay no Mega Drive. Fonte: Oldgamesftw |
Para a época, os gráficos eram bem chamativos e a jogabilidade muito boa, apesar de adquirir mais experiencia a cada jogada. Outra coisa interessante era as contratações para outras equipes dependendo do seu desempenho na temporada. As dificuldades eram bem desafiadoras.
Desenvolvido pela DiverBras, Senninha GP é um jogo de corrida com até 4 competidores ao mesmo tempo. Baseado no piloto e nos quadrinhos, Senninha tem um game oficial.
Intro do Jogo
Comercial Japonês do Ayrton Senna's Super Monaco GP II
Tela de inicio na versão do Master System. Fonte: Sega Addicts |
Já a versão do Master System não tinha a opção de mudar de equipe e de rival. Também para a época, até não apresentava gráficos ruins e a jogabilidade também não era ruim, assim aperfeiçoando a cada jogada. Mas não pense que Senna não era um rival fácil, é preciso bastante tempo para treinos para derrotá-lo em uma temporada.
Versão do Master System |
Versão do Game Gear |
Grand Prix - PC - 1992
Como na época, os direitos de licença dos pilotos eram mais para a Nintendo ou SEGA e do Ayrton mais pela SEGA, o simulador Grand Prix para o PC não poderiam colocar os nomes reais dos pilotos e nem das equipes. Mas claramente não se deixa enganar pela cor do capacete de Carlos Sanchez.
Grand Prix Gameplay |
Human Grand Prix - Super Nintendo - 1992
Produzida pela empresa japonesa Human Entertainment, o game simula a temporada de 1992. E como os japoneses tinham um grande apreço pelo piloto, que por eles era comparado a um Samuray, Senna era o primeiro da lista a ter a opção de escolha.
Gameplay Human Grand Prix |
Mas na versão americana (F1 Pole Position - 1993) por questões de licença, Senna foi substituído por M. Andretti.
F1 Pole Position (1993), M. Andretti assume o lugar de Senna, mas o capacete permanece do piloto brasileiro. |
Human Grand Prix II - Super Nintendo - 1993
Senna só era presente no modo de edição e criação de um piloto, assim escolhendo sua face. Na versão americana (F1 Pole Position 2) também era dessa mesma forma. Isso com certeza por, também, questões de licença.
Super F1 Circus 2 - Super Nintendo - 1993
Senna é apresentado com as inicias do seu nome completo (Ayrton Senna da Silva). M. Andretti como companheiro de equipe, o game teve uma inovação referente ao título anterior, deixando a visão aérea e uma mudança na jogabilidade que melhorou bastante.
Super F1 Circus 2 com mudanças na visão do jogo e na jogabilidade |
F1 Sensation - Nintendo - 1993
A Konami conseguiu colocar os nomes reais dos pilotos, adquirindo suas licenças. no Rank A (os melhores) Senna estava entre eles, sendo mais uma vez como "rival".
F1 Grand Prix Part II - Super Nintendo - 1993
Como na versão anterior, G. Berger permanecia sendo seu companheiro de equipe. Na questão de jogabilidade não mudou muita coisa, deixando ainda muito a desejar. Era preciso muito treino para se acostumar. Também havia a opção de fazer modificações no carro, assim como na versão anterior também.
Senna no treino livre - F1 Grand Prix Part II |
F1 Grand Prix Part III - Super Nintendo - 1994
Nessa versão, colocaram o rosto de Senna como edição ou criação de um piloto, em que você escolhia uma das oito faces, dava um nome e contratava em uma equipe. Semelhante ao Human Grand Prix II.
Senna "editado" no lugar de G. Berger e ao lado de M. Hakkinen |
Nigel Mansell F-1 Challenge - Amiga, Atari ST, Game Boy (1992) - Nintendo, Super Nintendo, Amiga 32, Sega Genesis/Mega Drive, ZX Spectrum (1993) - PC (1995)
Como Nigel Mansell foi um dos grandes rivais de Senna na época, a Nintendo resolveu desenvolver um game para competir com a SEGA, que tinha os direitos reservados do piloto. Então a Nintendo resolveu fazer praticamente o mesmo.
Essa versão do game foi desenvolvido pelos japoneses, que tinham um grande carinho pelo piloto e não poderia deixar de fora, sendo o competidor mais difícil do jogo. Mas na versão americana (Nigel Mansell's World Championship Racing) Berger substituiu Senna por motivos de licença.
Senna foi substituído por Berger na versão americana por problemas de licença |
Ayrton Senna Racing (Nigel Mansell's World Championship Racing Hack) - Super Nintendo
Capa recriada (não original). Fonte: Aka Games |
Essa é uma versão hackeada (editada, não oficial) por fãs, provavelmente, brasileiros (gostaria de citar os hackers mas não encontrei informações), que por sinal ficou muito bom.
Uma emoção a mais, sendo o game do Ayrton a ser como piloto "jogável" (mesmo sendo um hack).
A abertura ficou genial, falando sobre um pouco da carreira do piloto.
Todos os sprites relacionados ao Nigel Mansell foram trocados pelo o do Ayrton: Imagem, carro, alguns pilotos, etc.
Detalhes das luvas, que eram azuis da Williams de Mansell, passam a ser vermelhas, cor da McLaren na época, a tradução para o português e também os conselhos do Ayrton de pilotagem para aperfeiçoar o manejo. Um game hack que ficou melhor que o original, na minha opinião.
Mas o chato é que não encontra em lugar nenhum da internet a ROM do hack original do cartucho. O que se encontra são "save states" do Nigel Mansell's World Championship Racing modificados, algo que cai muito a qualidade referente ao hack do SNES.
Ayrton Senna Personal Talk: Message for the future - Sega Saturn - 1995
Lançado apenas no Japão, trata-se de uma série de entrevistas seguida de várias imagens do piloto.
É mais uma prova de carinho que os japoneses tinham com Ayrton. Até mais do que nós brasileiros.
Ayrton Senna Kart Duel - PlayStation - 1996
Ayrton Senna Kart Duel 2 - PlayStation - 1997
Ayrton Senna Kart Duel Special -PlayStation - 1999
Ayrton Senna Kart Duel - PS1 |
Ayrton Senna Kart Duel 2 - PS1 |
Ayrton Senna Kart Duel Special - Lançado exclusivamente no Japão |
Nessa franquia, Senna volta a ser desafiante e não jogável. A jogabilidade é muito boa, não exigindo muito treino.
No Japão, os jogos foram publicados pela Gaps, que foram lançados exclusivamente para o PlayStation sob a licença da Fundação Ayrton Senna, e assessoria técnica por Yamaha e Dunlop. Foi publicado no mercado europeu pela Sunsoft. Fonte: Wikipedia
Duelo com o Ayrton, no Kart Duel 2 - PS1 |
Senninha GP - Arcade - 2009
fonte: http://meiobit.com/ |
Gran Turismo 6 - PlayStation 3 - 2013
Uma homenagem, que se pode dizer histórica no mundo dos games. E só sendo mesmo um japonês (pois pelo que parece os japoneses são mais fãs do nós brasileiros) para entrar em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Kazunori Yamauchi, além de piloto profissional, com certeza é um super fã do Ayrton e não poderia ficar de fora dessa grande homenagem que completaria os 20 anos de saudade do nosso eterno campeão.
Ao adquirir créditos no jogo, você pode comprar acessórios de piloto, como capacete e macacão. E lá tem o macacão vermelha do Ayrton da era McLaren e o capacete amarelo do tricampeão. Além da linda Lotus preta e dourada, mas nada confirmado sobre o carro da McLaren. Veja os videos abaixo:
Abertura do jogo
Senna no Kart - GT 6