É algo muito comum nos games de hoje em dia, mais para dar o jogo interessante com certas "descobertas".
Itens escondidos dentro de jogos são chamados de Easter Egg (ovo de páscoa). A maioria dos Easter Eggs que são encontrados, são colocados lá especificamente pelo desenvolvedor, às vezes para o humor, e às vezes, porque eles podem ter esquecido de remover um código que eles estavam brincando durante o desenvolvimento do jogo. Esse termo serve também na área de informática, onde são encontrados itens em navegadores e outros aplicativos.
Nunca deve ser confundido com mensagem subliminar, pois esta é uma coisa que o ser humano não percebe logo na primeira vista, deve analisar. Já easter egg é um segredo virtual.
Ao colocar o cd do game Castlevania Symphony of the Night (PS1) em um tocador de CD Player, som de CD ou até mesmo no PC, ouvirá uma musica bônus do conteúdo. |
O primeiro easter egg da história dos games
Em 1980, estava para ser lançado um game que se tornaria um dos mais importantes da história: O antecessor do consagrado zelda, ADVENTURE (Atari 2600). Entretanto, o programador do game, Warren Robinett, viu seu projeto ser desacreditado, pois os executivos da Atari não acreditavam ser possível Adventure rodar no console.
Apesar de toda a dificuldade e falta de interesse dos chefes, Warren conseguiu o que parecia impossível, fazendo Adventure ser lançado para Atari 2600 e vender mais de 1 milhão de cópias (algo astronômico para a época) - Adventure foi o 7° game mais vendido do Atari. Infelizmente, nessa história tem algo triste: Na época, os programadores não recebiam nenhum crédito pelos games produzidos. Como Warren poderia ser lembrado pelo incrível feito de programação? Foi então que ele teve a grande idéia: O primeiro easter egg da história! Escondeu em um local inacessível, apenas nas dificuldades 2 e 3, em um bloco invisível, uma passagem secreta para um cenário novo. Nesse cenário novo, Warren foi devidamente creditado pelo trabalho bem feito com uma frase: "Created by Warren Robinett". Como era obscuro e difícil o acesso ao local, e reprogramar a parte em questão sairia caro para a Atari, o game foi lançado sem que os produtores retirassem o Easter Egg.
A maioria dos jogos do Atari 2600 eram totalmente desenvolvidos por uma única pessoa, e mesmo assim nós ficávamos apenas com nossos salários, sem receber nada dos enormes lucros gerados nem os créditos" [...] "Era uma assinatura, como em uma pintura. Mas para que isso pudesse acontecer, eu tive que esconder a minha assinatura no código, em um lugar muito obscuro, e não contar a ninguém. Manter o segredo não foi fácil. Eu estava muito tentado a dizer aos meus dois principais amigos na Atari, Tom e Jim Huether Reuterdahl, mas não contei nem à eles. Então eu entreguei a versão final do programa, e a Atari fabricou e distribuíu centenas de milhares de cartuchos de Aventure, e quando eles descobriram, já era tarde demais."
Warren Robinett
O Código Konami
Provavelmente o pai de todos os easter eggs, o Konami Code – como ele passou a ser chamado em inglês – era um cheat criado para o primeiro NES. Kazuhisa Hashimoto recebeu a tarefa de portar o jogo de fliperama Gradius, de 1985, para o console caseiro, mas descobriu enquanto testava que o jogo era difícil demais. Então ele incluiu um pequeno código que instantaneamente dava a ele um conjunto completo de power-ups quando ele pressionava: cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A. Para quem era criança nos anos 80, dizer essa sequência é mais fácil que recitar o alfabeto.
Felizmente, Kazuhisa Hashimoto se esqueceu de tirar o código extra do jogo antes de ser lançado para o NES, e de alguma forma os jogadores descobriram. Nos EUA, o código é mais associado ao jogo Contra, mas ele foi usado novamente em incontáveis títulos, programas, e hoje em dia, até websites como o Facebook e Google Reader.